domingo, 4 de julho de 2010

"MÉDICI NÃO ESCALOU A SELEÇÃO"

 Afirmação é do ex-ministro Jarbas Passarinho, que comandou Educação, Cultura e Desportos

No último dia 21 de junho, fez 40 anos que a Seleção Brasileira conquistou o tri, no México. A época era marcada pela luta entre o governo militar do general Garrastzu Médici e a guerrilha urbana, os chamados subversivos, que chegavam a seqüestrar embaixadores. Falou-se muito que o presidente usava o futebol para promover o seu governo e que conquistar a Copa do Mundo era um imperativo para o Palácio do Planalto. O ministro da Educação, Cultura e Desportos da época, o coronel Jarbas Passarinho, volta ao passado e fala ao repórter Gustavo Mariani (foto) sobre o que garante ter sido verdade e lenda.
P – A Seleção Brasileira estava em crise, durante os preparativos para a Copa -70, no México. Com ministro da Educação, Cultura e Desportos, é verdade que o senhor prometera cobrar explicações da Confederação Brasileira de Desportos (CBD)?
R - Havia críticas à Seleção, por todo o país, e isso preocupava a todos nós. Falei com o presidente da CBD, o João Havelange, que o (Garrastazu) Médici (presidente da República) interessava-se muito pelo tema e que era preciso uma providência. O presidente gostava tanto de futebol que acompanhava jogos com o radinho de pilha colado aos ouvidos. Enfim, o ambiente estava muito conturbado, com o João Saldanha municiando a imprensa, após ter sido trocado pelo Zagallo.
P - Verdade, ou lenda, que o João Saldanha lhe procurou para fazer denúncias?
R – Na verdade, eu o convidei a visitar-me, para conversarmos sobre o que ele falavaz à imprensa. Ele veio a Brasília, ficamos só nos dois, no meu gabinete, e pedi-lhe as suas denúncias por escrito. Prometi-lhe investigá-las, depois da Copa do Mundo, qualquer que fosse o resultado da Seleção. Mas que ele parasse com aquilo, porque prejudicava a equipe, que vinha levando vaias da torcida. Então, ele desfilou as suas queixas e eu as anotei.
P – Quarenta anos depois, o senhor ainda se lembra dessas denúncias?
R – Me lembro que mandei a minha secretária datilografá-las e lacrei o envelope. O que ainda tenho firme na memória é a insatisfação do Saldanha sobre a nova doutrina passada aos jogadores, após a sua troca pelo Zagallo. Ms o que e chamou mais a atenção foi a insistência dele em denunciar homossexualismo no basquetebol juvenil. Nada tinha a ver com a Seleção. A imprensa disse, depois, que o Zagallo atendera ao presidente Médici, para convocar o atacante Dario (Atlético-MG), mas isso é lenda. O treinador nunca esteve comigo (por quem passaria, primeiramente), e nem com o presidente.
R – Falou-se que o ministro da Educação, Cultura e Desportos dissera que o clima pesado em torno da Seleção abalava a opinião pública e que era preciso transformá-la em modelo de ordem e disciplina. Também, que o senhor discutia isso com o presidente Médici, enquanto o João Havelange reunia-se com os ministros dos gabinetes civil (Leitão de Abreu) e militar (general João Figueiredo), além do chefe do Serviço Nacional de Informação (general Carlos Alberto Fontoura). Verdade?
R - A fala atribuída a mim é verdade, mas reunião do Havelange com aqueles ministros é lenda. O Havelange reuniu-se comigo, e ficou de tratar do assunto. Então, essa missão ficou muito bem desempenhada pelo brigadeiro Jerônimo Bastos. (presidente do Conselho Nacional de Desportos e chefe da delegação Brasileira na Copa-70). O que eu dissera sobre ordem e disciplina havia dito ao Saldanha, quando pedi-lhe para parar de atordoar a Seleção.
P – A imprensa divulgou, também, que Havelange, após ter vindo a Brasília, teria que submeter à aprovação do governo todos os seus futuros atos á frente da CBD...
R - Lenda. O Havelange tinha muito bom relacionamento com o (presidente) Medici.
P – Como ministro responsável pelos desportos, durante Copa-70, o senhor acompanhava os jogos junto com o presidente?
R – Não. Só estive junto com ele nesses momentos quando fomos a um jogo do Flamengo, no Maracanã. Fiquei preocupado com a possibilidade de alguma manifestação desagradável a ele, porque o governo, naquele momento, enfrentava a guerrilha urbana. Quando o locutor do estádio anunciou a sua presença, as minhas pernas tremeram. Mas o que aconteceu foi muitos aplausos e nenhuma vaia.
P – Está escrito em vários livros e revistas que o presidente Médici tinha a obsessão de legitimar o seu mandato pelo apoio popular e que isso passava pela Seleção Brasileira trazendo o tri do México...
R – O presidente não tinha tal obsessão. Ele contava com grande popularidade, não precisava daquilo. Fui testemunha do clamor do povo em torno dele, em São Paulo, e no Pará, durante a sua maior festa religiosa, o Círio de Nazaré.
P - É verdade, como saiu, recentemente, em um livro, que o presidente Médici, para popularizar o seu governo, telefonou aos jogadores da Seleção, após a vaga na final da Copa, vencendo o Uruguai, por 3 x 1, incitando-os à vitória sobre a Itália, na final? (foto do gol de Pelé)
R - Eu jamais soube disso e duvido. Acho uma maldade escreverem que o presidente precisava de tais artifícios para popularizar o seu governo. Ele teve contato com o brigadeiro Jerônimo Bastos, que lhe foi levado pelo Havelange, quando eu o convidei para presidir o CND.
P - No dia em que a Seleção passou à final da Copa do Mundo (17.06.1970), o governo do general Médici trocava 40 presos políticos pelo embaixador alemão Von Holleben. Falou-se que os jogadores da Seleção condenaram o ato, lá do México...
R – É outra invenção maldosa. O que de oficial saiu do governo naquele dia foi a condenação à insubordinação do coronel Dickson Grael, por liderar pára-quedistas para tentar impedir a partida dos presos políticos para a Argélia. Felizmente, ele chegou 15 minutos atrasados.
P – Foi amplamente divulgado que o presidente Médici dera o palpite de 4 x 1 para o Brasil no placar da final da Copa. Foi mesmo?
R – Eu perguntei ao presidente porque ele havia apostado em um placar tão alto numa final de Copa do Mundo, e ele me respondeu: ‘O meu palpite seria 2 x 1, mas, partindo de alguém que conhecia bem e acompanhava o futebol (fora atacante juvenil do Bagé-RS), palpitar um placar apertado daria a entender que o presidente da República não tinha confiança na sua seleção. Então, aumentei para 4 x 1’.
P - Havia muito, nos jornais, fotos do presidente com o radinho de pilha, acompanhando o futebol. Ele discutia, também, com os amigos mais chegados, sobre jogos?
R - Me lembro que, nas segundas-feiras, eu e o ministro Leitão de Abreu costumávamos comentar com ele sobre as vitórias e derrotas do Grêmio e do Flamengo, os seus dois times prediletos. Coisas mesmo de torcedor – Jabás Passarinho, antes de ser militar, foi atacante juvenil do paraense Clube do Remo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário